No início do mês de agosto, a unidade da Schneider Electric de Guararema foi convidada a participar do Evento “Semana da Educação para Vida”. O objetivo deste evento é abordar temas que não são discutidos em salas de aula da rede pública, porém são importantes aos jovens que logo ingressarão no mercado de trabalho.

Decidimos aceitar o convite! Eu e o Wagner preparamos uma palestra com o tema “Logística”.

A Ana Schimidt da Assistência Técnica também nos acompanhou para nos dar suporte. A ajuda da Ana garantiu que tudo desse certo…ela estava atenta a tudo que acontecia, além de registrar a todo tempo a nossa palestra!


Dinâmica “Os nossos sonhos”

No início de nossas reuniões de preparação das palestras, a principal pergunta foi: “Como vamos falar deste tema tão complexo a alunos que nem sequer ingressaram no mercado de trabalho?” E a partir daí começou o grande desafio! Decidimos então dividir a apresentação assim: apresentamos os tópicos que seriam abordados, em seguida, fizemos uma dinâmica estimulando todos os alunos a sonhar e cuidar dos sonhos um dos outros, depois apresentamos a Schneider Electric e nos apresentamos, e enfim iniciamos com o tema “Logística”.

Como o Wagner é responsável pela área de recebimento de materiais (antes da produção) e eu respondo na área de distribuição (pós-produção), pudemos abordar com clareza toda a cadeia. Aprofundamos nos temas mais comuns ao nosso dia a dia, mais foi possível mostrar aos alunos que a logística vai muito além do recebimento e distribuição.

A apresentação foi preparada com recursos visuais que possibilitaram o entendimento e o dinamismo da apresentação. Além de fluxos, mostramos fotos, vídeos, música entre outros recursos.


Falando de logística aos alunos da escola Emilia

Ao final, os alunos partilharam conosco sobre como antes entendiam a logística e partir da palestra como passou a ser a nova visão.


Experiência renovadora!

Podemos dizer que quem mais aprendeu com esta apresentação fomos nós mesmos! Falar para um público totalmente diferente que estamos acostumados em nosso dia a dia nos fez pensar e refletir mais sobre o nosso papel na sociedade. Para alguns alunos, este momento pode ter sido um divisor de águas na escolha de uma profissão!


Participação dos alunos.

Mesmo sendo um trabalho voluntário, sem remuneração, o peso da responsabilidade de atender as expectativas foi tão grande quanto atender a algum projeto na empresa ou até mesmo um cliente da Schneider Electric. A recompensa: a satisfação de poder acreditar que em algum momento em nossa vida pudemos fazer a diferença na vida de alguém!

Sabemos que precisamos melhorar muito, mas esta experiência só renovou nossas forças em continuar com este trabalho e compartilhar com as pessoas o que a vida tem nos dado de presente todos os dias!

Recomendamos a todos a abraçar este desafio!

Ana Maria Ferreira e Wagner Rossetti